top of page

LILIANA magalhães

Especialista em gestão, curadorias, inovação e mobilização de parcerias no setor da economia criativa.

​

Mestre em Gestão e Inovação pelo Programa de Engenharia de Produção da

COPPE/UFRJ, tem especialização em Marketing de Serviço (FGV RJ) e em Negócios Sociais pela Yunus Social Business/ESPM (RJ), é formada em Arte Educação (UFPE) e tem uma longa trajetória de gestão na cultura voltada à educação, ao patrimônio, a cidadania e ao desenvolvimento criativo e socioeconômico.

​

É professora dos MBAs de Gestão Cultural e Gestão de Museus da Universidade Candido Mendes/ ABGC, faz parte do Conselho da Associação Brasileira de Gestão Cultural e é pesquisadora do Laboratório Tecnologias, Diálogos e Sítios - LTDS da COPPE UFRJ nas linhas de patrimônio relacional e empreededorismo situado.

​ 

Atuou como Gerente de Marketing na Fundação Roberto Marinho, como consultora na UNESCO em programas de arte educação e implantou e dirigiu a instituição cultural do Grupo Santander no país como superintendente do Santander Cultural, por 9 anos 2002/10. 

Nessa instituição desenvolveu um modelo colaborativo de gestão, voltado à reflexão e ao desenvolvimento da economia criativa integrando diversos setores produtivos da sociedade e centenas de parceiros de todo o País e do exterior. Dirigiu o desenvolvimento geral de projeto de grandes exposições de artes visuais nacionais e internacionais em parceria com museus, fundações, colecionadores, coletivos, galerias, universidades e artistas envolvendo produtores,curadores, museólogos,educadores,poetas,designers e pesquisadores brasileiros,latino americanos,norte americanos e europeus em processos coletivos criativos integrando experimentações contemporâneas e reflexões em atividades paralelas de diálogo com diversos setores e áreas de conhecimento. Desenvolveu iniciativas integradas de artes com inúmeros programas em parceria nas áreas da música, cinema, reflexão, mediação cultural e da economia criativa. 

​

Como gerente de cultura do Sesc no Rio de Janeiro coordenou o planejamento e a programação artística cultural de 22 unidades no estado. Coordenou pelo Grupo do Rio o planejamento de estratégico de conteúdo, operação e programas para implantação do CRAB-SEBRAE, Centro de Referência do Artesanato Brasileiro. 

​

Para o Istituto Europeo di Design IED Rio, desenvolveu o modelo de operação e de gestão em parcerias para o Centro de Inovação de Design e Economia Criativa da América Latina no Cassino da Urca.

Foi curadoria da 2ª Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas com itinerância por oito capitais do país e exibição ao longo de dois anos 2017/18.

​

 

Fez parte do Conselho de Administração da Bienal de Artes Visuais do Mercosul de 2003 a 2019, atuou como conselheira do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura -MINC e foi parecerista de editais de patrocínio cultural da Petrobrás, do Oi Futuro e da Caixa Cultural 

 

​

​

​

Com presença ativa no desenvolvimento do setor cultural, tem participação nos fóruns de desenvolvimento colaborativo, economia criativa, arte e mediação em iniciativas nacionais e internacionais com palestras e artigos em revista acadêmica e livros. 

​

Em 2005, foi homenageada pela Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) com título honorífico de Cidadã Porto alegrense; em 2011, recebeu do Ministério da Cultura e Comunicação da França, a comenda de Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres.

​

À frente do Santander Cultural, em 2003 e 2006 recebe da Associação Brasileira de Críticos de Arte, a indicação da instituição como finalista ao prêmio de melhor programação cultural. E em 2010, a instituição recebe a menção honrosa pela Trajetória e Política Cultural Nacional;

 

 Desde 2011, é sócia-diretora da Somos e identifica no exercício da gestão e curadoria cultural com uma atitude colaboradora, organizadora, geradora de ideias, processos e bens de caráter multiplicador para o desenvolvimento, tendo em vista a potência estratégica da arte e da cultura em nossa sociedade.

​

Participou da criação do Departamento de Promoção Cultural da Fundação Joaquim Nabuco (PE) como assistente da direção, foi Diretora de Cultura na Secretaria de Cultura de Olinda, empreendeu projetos de entretenimento para revitalização de patrimônio cultural e dirigiu a LM Assessoria de Promoção e Comunicação com projetos para ministérios, prefeituras, shoppings, agências de publicidade, sindicatos e empresas.

​

Atua como voluntária no Projeto Rio de Encontros - de arte educação e transformação social – com a comunidade de Cabelo Seco na cidade de Marabá, Pará/Região Amazônica e no Atelier de Arte Sagrada no Instituto Nyingma de Budismo Tibetano no Rio de Janeiro .

​

​

​

bottom of page