top of page

INICIATIVAS EM DESTAQUE:

Logo-MDBA.png

MAPA DESIGN BRASIL ARTESANATO

Desenvolvimento de modelo de gestão, programas e projetos

Consultoria de planejamento estratégico, conteúdo e relacionamento para programas e projetos redescobrindo e valorizando a força do artesanato com o objetivo de promover um hub de iniciativas e produtos artesanais de excelência. 

Um convite à riqueza da produção artesanal brasileira e ao seu potencial de reinvenção. A proposta é manter um compromisso de revitalização-ativação-inovação dos saberes e fazeres do artesanato junto aos artesãos e aos atores do fomento e da comercialização do setor.

LTDS - Laboratório DE Tecnologias, Diálogos e Sítios

​Desenvolvimento de projetos

Parceria e planejamento de projetos para o laboratório-rede que opera na área de Gestão e Inovação do Programa de Engenharia de Produção da COPPE, coordenado pelo Prof. Roberto Bartholo. Atua na formação de recursos humanos, pesquisa e extensão, assessoria, consultoria, desenvolvimento de projetos, produção multimídia, publicações e organização de eventos técnicos e científicos. Tem como áreas de pesquisa: Humanidades Digitais, Patrimônio Relacional e Empreendedorismo Situado.

20799274_265899563910203_798252141005964

Disruptiva - A Arte Eletrônica na era disruptiva. FILE Rio 

Criar diálogos e atividades paralelas e interdisciplinares à mostra e seus conteúdos 

Com o objetivo de potencializar a temporada da mostra  organizada pelo FILE- Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas,

CCBB do Rio de 13 de abril a 06 de junho, estamos trabalhando com agentes e redes - instituições, empresas, universidades, organizações, coletivos e criativos - que se interessem por tecnologia como ferramenta criativa, arte e inovação para se relacionarem com a iniciativa e seus conteúdos no sentido de estabelecer uma troca efetiva de diálogos e ações que potencializem o conhecimento por meio da arte e da cultura. 

2ª MOSTRA BIENAL CAIXA DE NOVOS ARTISTAS

CURADORIA

A curadoria do projeto geral da 2ª Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas foi desenvolvida pela SOMOS que adotou o tema das Relações Urbanas com proposta para gerar experiências intercambiáveis entre as obras e os públicos. 

A Mostra Bienal é uma iniciativa do circuito institucional da arte contemporânea brasileira que se afirma pela determinação de dar visibilidade a artistas de carreiras emergentes com uma itinerância por oito capitais do país mantendo a exposição em exibição ao longo de dois anos ininterruptos.  

O desenvolvimento da 2ª Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas se deu por meio de um edital de seleção pública, aberto aos artistas e na mostra foram apresentados 30 artistas e 37 obras selecionadas por suas qualidades artísticas - resultantes da experimentação e da força poética visual.

Istituto Europeo di Design - IED rio

​Consultoria na área de inovação e negócios 

Desenvolvimento do modelo de operação e gestão de iniciativas em parcerias para o Centro de Inovação de Design e Economia Criativa, prospecção nos setores produtivos -empresariais, sociedade civil e governo- para novas oportunidades de negócio, captação e venda de serviços de design estratégico.

SACADA

negócio social

Desenvolvido pela SOMOS durante o primeiro curso realizado no país pela YUNUS NEGÓCIOS SOCIAIS em parceria com a ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing RJ, o SACADA propõe, - por meio de consultorias criativas para instituições privadas e públicas- , a promoção do conhecimento prático do jovem de comunidades e favelas como um ativo de valor para ele, para empresas e para diversos agentes da sociedade.

Programa CinEscola/CineCabeça

PLANEJAMENTO ANUAL

Atuação no planejamento anual do Programa CineEscola/CineCabeça, coordenado pelo Centro de Atitudes, no Recife. O projeto atendeu a 37 mil jovens de escolas públicas da rede estadual de educação e utiliza o cinema como instrumento de transformação social. A SOMOS também participou na curadoria pedagógica do 3º FORUM CINESCOLA, 2016.

ABGC/UCAM

​Aulas das disciplinas de Inovação e Empreendedorismo

e Produção e Programação Cultural.

Atuação no conselho da Associação Brasileira de Gestão Cultural e desde 2012 nos MBAs de Gestão Cultural e Gestão de Museus realizados na Universidade Cândido Mendes (RJ) e no Museu de Arte do Rio- MAR, na condução das disciplinas de Inovação e Empreendedorismo e Produção e Programação Cultural para as turmas de gestão cultural e gestão de museus, respectivamente.

CENTRO DE REFERÊNCIA DO ARTESANATO BRASILEIRO - SEBRAE 

Planejamento de operação, uso do espaço e gestão de conteúdO 

Coordenação do planejamento estratégico de operação, uso dos espaços e gestão dos conteúdos para implantação do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro do Sebrae na Praça Tiradentes.

RIO CRIATIVO

Consultoria em educação

Rio Criativo, RJ Criativo, é um ambiente de inovação que oferece suporte para empreendedores e fortalece redes e iniciativas na área da Economia Criativa do Estado do Rio. A SOMOS realizou em 2015 uma consultoria no redesenho e função da área de capacitação com novo posicionamento do conteúdo programático e formato das atividades prestadas aos incubados e agentes culturais do estado do Rio de Janeiro.

GESTÃO EXECUTIVA:

Superintendente - gestão executiva

Implantação e gestão da instituição por nove anos com um modelo colaborativo inovador, voltado à promoção do conhecimento e da economia criativa. Realização e desenvolvimento dos programas e atividades por meio de parcerias locais, nacionais e internacionais com o meio ambiente cultural e a  integração de diversos setores produtivos da sociedade; empresas, organizações sociais, entidades de classe, agências e governos.

Gerente de Cultura – gestão executiva

Elaboração de um diagnóstico da rede de unidades e da política das atividades culturais do Sesc no estado do Rio de Janeiro. Realização de um planejamento estratégico voltado ao desenvolvimento criativo e empreendedor das redes da cadeia produtiva da cultura.

bottom of page